sexta-feira, 6 de dezembro de 2013



1. Escolha o look certo
Esse não é o dia de se preocupar com a beleza. Foque 100% no seu conforto. Escolha um modelo leve e um sapato fácil de apoiar no chão (salto nem pensar!). Afinal, são cerca de 5 horas dentro de uma sala. E não se esqueça: faça frio ou faça sol, leve um casaquinho. Nunca se sabe a temperatura do ar condicionado e não vai ser o frio que vai te atrapalhar, certo?

2. Coma bem
A ansiedade pode até tirar a sua fome, mas é essencial comer antes das provas. Você já sabe, mas vale repetir: aposte em carboidratos (presentes no pão, na batata, no arroz, no macarrão), que dão energia, e evite comidas gordurosas e pesadas, que além de dificultar a digestão, podem dar aquele sono.

3. Confira seu local de prova
Antes de sair de casa, verifique seu local de prova. Não rola correr o risco de ir parar num lugar errado, né? Além disso, programe-se para chegar lá com bastante antecedência.
4. Leve o material necessário 
Documento com foto, caneta esferográfica, um lanche leve para driblar a fome e uma garrafinha d'água. E não se esqueça de deixar em casa o que não for permitido, como equipamentos eletrônicos.
5. Aposte na certeza
Se na hora H você estiver insegura, comece a prova pela matéria de que você mais sabe ou de que mais gosta. Isso vai fazer você ganhar tempo e te encher de confiança para seguir em frente!

domingo, 29 de maio de 2011

Às vezes, acabamos mal sem perceber. Aprenda a evitar as principais armadilhas do seu dia- a- dia que não são legais para a saúde.

Não sinto vontade de tomar café da manhã antes de ir à escola. Posso pular?
            Não. Já parou para pensar que não comeu nadinha enquanto dormia?
Então: nessa horas de sono, seu corpo funciona mais devagar, porém continua a gastar energia. Sem o café- da- manhã, não rola disposição para encarar o dia. Assim fica difícil até de prestar atenção nas aulas.
Quando eu não estiver com fome, posso trocar o almoço por um pacote de bolachas?
            Nem pensar!Bolachas são uma delícia, mas não substituem uma refeição porque não possui tudo que é necessário para o funcionamento do corpo. O pior dessa história é que elas costumam ter muito açúcar e gordura. Comê- las no lugar da refeição é abusar da sorte e da saúde.

É verdade que faz mal ficar muito tempo sem se alimentar?
            Sim. O certo é comer alguma coisa de 3 em 3 horas para não deixar o estômago vazio e manter os níveis de energia do corpo. Se ficar longos períodos sem se alimentar, você vai sentir mais fome do que deveria e, no almoço ou na janta, vai comer tudo rápido e sem mastigar direito. Resultado: digestçao ruim, azia, dor de estômago e indisposição. Já chega?
Sinto mais fome à noite. Isso é normal?
            Depende. Se isso acontece sempre, é bem provável que você esteja se alimentando mal durante o dia. É legal conferir as respostas acima para descobrir no que está errando. Leia tudo de novo, se for o caso. à noite, sentir muita fome não é natural, não. Como o funcionamento do corpo está mais lento, não há necessidades de tanta comida. Quem passa da conta, principalmente antes de dormir, pode ter sonos ruins porque o corpo é obrigado a realizar mais trabalho digestivo quando deveria se sossegar. Então se você comer de+, aí vai um ditado.
A fome é o inimigo mais incomodante que atraí pesadelos.
Tudo de bom...Aproveite para embarcar no tempo livre dessa férias ou fins de semana para mergulhar no mundo mágico dos livros. Tem para todos os gostos, para quem é:
____ Feminina e romântica, curta os espaços da coleção sapatilhas-cor-de-rosa.
Autora: Beatrice Maisini
                                                   
          Muito rosa e sapatilha nos  livros Na aula de Balé,Que coisa irritante!,Amigos de Ontem, Hoje e Sempre.essa coleção conta sobre uma menina chamada Zoe tem 10 anos e dança balé desde os 5. E é na academia de dança que ela vive histórias de amizade e os problemas de uma pré- adolescente, ah... sem esquecer de ensaiar muito para ser uma ótima bailarina.(Ed. Pávio)
               
____ Rocker e alternativa, divirta-se com a ¨Elza entre as mais velhas¨
Autora: Didier Lévy
Ilustrações: Catherine Meurisse
         Elza é uma típic e confusa pré- adolescente que está à procura de um grande amor, além de conviver com uma amiga muito mais bonita e mais velha que ela. O livro conta em formato de tiras ilustradas de forma bem divertida para você. (Ed. Girafinha)
____ Muito aborrecida por quase todos os livros de capítulos serem grandes e com muitas imagens, procure ler estes livros que possui poucas ilustrações e pouco textos:
                                                      
Criaturas Tímidas
Autor: David Mack
         Uma garotinha muito tímida, mas com uma grande imaginação, tem a certeza de que os animais e personagens lendários possam ter problemas e dificuldades iguais aos dela. (Ed. Caramelo)
                                                    
A Menina que procurava
         Uma linda menina que vive procurando alguém ou algo, mas não está nada fácil encontrar. Ela conhece muitos animais e pessoas que tentam e podem ajudá- las, mas o que será que irá acontecer? (Ed. Larousse)
____ Fã das aulas de história se divirta embarcando nos anos de 1808
Autor: Laurentino Gomes
Ilustrações: Rita Brugger
          Quem gosta de saber mais sobre a história vai adorar esse! Ele conta como a família real portuguesa fugiu para viver no Brasil. E isso mudou muuito o destino das terras verde-amarelas.(Ed. Pávio)
____ Adora fantasias
                                                         
Emília Ventania em a sereazinha e o Monstro do mar
Autora:Liz Kesseler
        Esse livro faz parte de uma trilogia que conta a vida de Emília, que descobriu ser filha de um Tritão. Nesse segundo livro da coleção, ela se muda para uma ilha e ingressa em uma escola só para sereias. (Ed. Rocco)
                                                        
O mistério da Estrela
Autor:Neil Gaiman
        O livro conta a história de um jovem que deve roubar uma estrela cadente para conquistar um grande amor.(Ed. Rocco)
                                                   
De que forma nasceram as primeiras olimpíadas?
            As primeiras olimpíadas foram realizadas na Grécia, em 776 a.C(anos antes de Cristo), para pedir aos deuses que acabassem com as guerras entre as cidades do país. Tanto que durante os jogos ninguém brigava. As disputas eram realizadas na antiga cidade de Olímpia, daí deu- se o termo te Olimpíadas, que significa ¨espaço de tempo¨, que são os quatro anos seguidos entre cada competição. Segundo a mitologia Grega, como os jogos foram criados por Atlios, filho de Zeus, os participantes passaram a se chamar de atletas.
              
Como os cientistas sabem tanto sobre os dinossauros se eles foram extintos há tanto tempo?
            Os cientistas conhecem muito sobre os dinossauros, pois eles estudam os fósseis, que são os fósseis, que são os vestígios de seres que viveram aqui há muito tempo atrás e ficaram preservados em suas rochas sedimentares. Essas rochas guardam informações sobre o passado, pois elas acumulam as substâncias e fragmentos antigos que apresentam marcos dos dinossauros que foram extintos há tanto tempo. É nelas que ficam os ossos que depois formam aqueles esqueletos enoormes que você vê em museus e na televisão. Depois de juntar um monte de informações com os fósseis é que os cientistas podem contar coisas sobre os dinossauros.
                                                         
Quem foram os Samurais?
            Eles eram bravos guerreiros que surgiram no Japão entre os séculos VIII e XIX. Os samurais ocuparam cargos políticos em um governo japonês chamado Xogunato. No começo, eram apenas coletores de impostos. Porém, no século X, assumiram a sua função guerreira. Possuíam como lema: A lealdade, a justiça, a honra e a perfeição. Atualmente, a arte dos samurais tem como o objetivo ensinar às pessoas a praticarem o autocontrole e a autoconfiança em seu dia- a- dia.
                                                 
Por que espirramos?
            O espirro é uma maneira que nosso corpo tem de se defender, mais especificamente o nariz e a garganta, que ficam irritados com penugem, poeira, pêlos de animais e outras substâncias. É uma forma de liberar bactérias e vírus que se alojam nas vias respiratórias. Não devemos impedir o espirro, pois a sua velocidade pode até ser de 150 Km/h e, se tapamos o nariz, a pressão pode causar problemas para o tímpano no ouvido. Quando espirramos fechamos as pálpebras porque os olhos e o nariz são duas partes bem ligadas.
                       Translação                                                                                            Rotação 
                       e                       
           O movimento de um Planeta em torno do Sol é chamado de Translação que equivale a um ano. No caso da Terra, isso ocorre a 365 dias e 6 horas. Quanto mais perto o Planeta Terra estiver próximo ao Sol, menor será o tempo da Translação.
            A volta que um Planeta dá em torno do seu próprio eixo é chamada de Rotação e equivale a um dia. A Rotação da Terra, por exemplo, demora 24 horas.
            Em Fevereiro é o mês que nós voltamos à escola. Então, neste ano faça diferente e ganhe boas notas. Aqui lhe passo algumas dicas novamente:
                                                    (figura 2.2)
  • Reserve sempre um período do dia para as suas tarefas escolares
  • Verifique se todo seu material que se necessita estão em suas mãos, como: O lápis, os cadernos, os dicionários, os livros, a borracha, o compasso, para que você não se levante toda hora.
  • Antes de começar suas lições, determine as suas lições em que irá estudar primeiro, em segundo e assim por diante.
  • No final de cada atividade escolar terminada, levante- se e dê uma voltinha. Isso ajuda a descansar a sua mente e o corpo.(exemplo: beber água, almoçar, jantar, passear, etc...)
  • Concentre- se em uma tarefa de cada vez. Se você se organizar, haverá tempo para você resolver outras atividades livres como; brincar, etc...
                                                         (figura 2.5)
            Além de ser um alimento completo, o sangue possui vitaminas, açúcares e gorduras, o sangue também os agrada com o paladar de muitos animais, que só se servem deles. Ah! E de quebra, é encontrado a qualquer época, esteja frio ou calor. Entre os hematófagos (nome dos que alimentam apenas de sangue) existem mamíferos como; os morcegos e os invertebrados, como as sanguessugas. Contudo, a maioria deles faz parte da categoria dos artrópodes (os que têm patas articuladas)como os mosquitos e os carrapatos. E esses danados descobrem que um animal- ser humano, inclusive- é recheado de sangue por meio de sensores especiais em suas antenas. Além disso, a temperatura e o suor são indícios de que ali por perto tem um prato favorito pronto para ser sugado por esse danado animal.