domingo, 29 de maio de 2011

Às vezes, acabamos mal sem perceber. Aprenda a evitar as principais armadilhas do seu dia- a- dia que não são legais para a saúde.

Não sinto vontade de tomar café da manhã antes de ir à escola. Posso pular?
            Não. Já parou para pensar que não comeu nadinha enquanto dormia?
Então: nessa horas de sono, seu corpo funciona mais devagar, porém continua a gastar energia. Sem o café- da- manhã, não rola disposição para encarar o dia. Assim fica difícil até de prestar atenção nas aulas.
Quando eu não estiver com fome, posso trocar o almoço por um pacote de bolachas?
            Nem pensar!Bolachas são uma delícia, mas não substituem uma refeição porque não possui tudo que é necessário para o funcionamento do corpo. O pior dessa história é que elas costumam ter muito açúcar e gordura. Comê- las no lugar da refeição é abusar da sorte e da saúde.

É verdade que faz mal ficar muito tempo sem se alimentar?
            Sim. O certo é comer alguma coisa de 3 em 3 horas para não deixar o estômago vazio e manter os níveis de energia do corpo. Se ficar longos períodos sem se alimentar, você vai sentir mais fome do que deveria e, no almoço ou na janta, vai comer tudo rápido e sem mastigar direito. Resultado: digestçao ruim, azia, dor de estômago e indisposição. Já chega?
Sinto mais fome à noite. Isso é normal?
            Depende. Se isso acontece sempre, é bem provável que você esteja se alimentando mal durante o dia. É legal conferir as respostas acima para descobrir no que está errando. Leia tudo de novo, se for o caso. à noite, sentir muita fome não é natural, não. Como o funcionamento do corpo está mais lento, não há necessidades de tanta comida. Quem passa da conta, principalmente antes de dormir, pode ter sonos ruins porque o corpo é obrigado a realizar mais trabalho digestivo quando deveria se sossegar. Então se você comer de+, aí vai um ditado.
A fome é o inimigo mais incomodante que atraí pesadelos.
Tudo de bom...Aproveite para embarcar no tempo livre dessa férias ou fins de semana para mergulhar no mundo mágico dos livros. Tem para todos os gostos, para quem é:
____ Feminina e romântica, curta os espaços da coleção sapatilhas-cor-de-rosa.
Autora: Beatrice Maisini
                                                   
          Muito rosa e sapatilha nos  livros Na aula de Balé,Que coisa irritante!,Amigos de Ontem, Hoje e Sempre.essa coleção conta sobre uma menina chamada Zoe tem 10 anos e dança balé desde os 5. E é na academia de dança que ela vive histórias de amizade e os problemas de uma pré- adolescente, ah... sem esquecer de ensaiar muito para ser uma ótima bailarina.(Ed. Pávio)
               
____ Rocker e alternativa, divirta-se com a ¨Elza entre as mais velhas¨
Autora: Didier Lévy
Ilustrações: Catherine Meurisse
         Elza é uma típic e confusa pré- adolescente que está à procura de um grande amor, além de conviver com uma amiga muito mais bonita e mais velha que ela. O livro conta em formato de tiras ilustradas de forma bem divertida para você. (Ed. Girafinha)
____ Muito aborrecida por quase todos os livros de capítulos serem grandes e com muitas imagens, procure ler estes livros que possui poucas ilustrações e pouco textos:
                                                      
Criaturas Tímidas
Autor: David Mack
         Uma garotinha muito tímida, mas com uma grande imaginação, tem a certeza de que os animais e personagens lendários possam ter problemas e dificuldades iguais aos dela. (Ed. Caramelo)
                                                    
A Menina que procurava
         Uma linda menina que vive procurando alguém ou algo, mas não está nada fácil encontrar. Ela conhece muitos animais e pessoas que tentam e podem ajudá- las, mas o que será que irá acontecer? (Ed. Larousse)
____ Fã das aulas de história se divirta embarcando nos anos de 1808
Autor: Laurentino Gomes
Ilustrações: Rita Brugger
          Quem gosta de saber mais sobre a história vai adorar esse! Ele conta como a família real portuguesa fugiu para viver no Brasil. E isso mudou muuito o destino das terras verde-amarelas.(Ed. Pávio)
____ Adora fantasias
                                                         
Emília Ventania em a sereazinha e o Monstro do mar
Autora:Liz Kesseler
        Esse livro faz parte de uma trilogia que conta a vida de Emília, que descobriu ser filha de um Tritão. Nesse segundo livro da coleção, ela se muda para uma ilha e ingressa em uma escola só para sereias. (Ed. Rocco)
                                                        
O mistério da Estrela
Autor:Neil Gaiman
        O livro conta a história de um jovem que deve roubar uma estrela cadente para conquistar um grande amor.(Ed. Rocco)
                                                   
De que forma nasceram as primeiras olimpíadas?
            As primeiras olimpíadas foram realizadas na Grécia, em 776 a.C(anos antes de Cristo), para pedir aos deuses que acabassem com as guerras entre as cidades do país. Tanto que durante os jogos ninguém brigava. As disputas eram realizadas na antiga cidade de Olímpia, daí deu- se o termo te Olimpíadas, que significa ¨espaço de tempo¨, que são os quatro anos seguidos entre cada competição. Segundo a mitologia Grega, como os jogos foram criados por Atlios, filho de Zeus, os participantes passaram a se chamar de atletas.
              
Como os cientistas sabem tanto sobre os dinossauros se eles foram extintos há tanto tempo?
            Os cientistas conhecem muito sobre os dinossauros, pois eles estudam os fósseis, que são os fósseis, que são os vestígios de seres que viveram aqui há muito tempo atrás e ficaram preservados em suas rochas sedimentares. Essas rochas guardam informações sobre o passado, pois elas acumulam as substâncias e fragmentos antigos que apresentam marcos dos dinossauros que foram extintos há tanto tempo. É nelas que ficam os ossos que depois formam aqueles esqueletos enoormes que você vê em museus e na televisão. Depois de juntar um monte de informações com os fósseis é que os cientistas podem contar coisas sobre os dinossauros.
                                                         
Quem foram os Samurais?
            Eles eram bravos guerreiros que surgiram no Japão entre os séculos VIII e XIX. Os samurais ocuparam cargos políticos em um governo japonês chamado Xogunato. No começo, eram apenas coletores de impostos. Porém, no século X, assumiram a sua função guerreira. Possuíam como lema: A lealdade, a justiça, a honra e a perfeição. Atualmente, a arte dos samurais tem como o objetivo ensinar às pessoas a praticarem o autocontrole e a autoconfiança em seu dia- a- dia.
                                                 
Por que espirramos?
            O espirro é uma maneira que nosso corpo tem de se defender, mais especificamente o nariz e a garganta, que ficam irritados com penugem, poeira, pêlos de animais e outras substâncias. É uma forma de liberar bactérias e vírus que se alojam nas vias respiratórias. Não devemos impedir o espirro, pois a sua velocidade pode até ser de 150 Km/h e, se tapamos o nariz, a pressão pode causar problemas para o tímpano no ouvido. Quando espirramos fechamos as pálpebras porque os olhos e o nariz são duas partes bem ligadas.
                       Translação                                                                                            Rotação 
                       e                       
           O movimento de um Planeta em torno do Sol é chamado de Translação que equivale a um ano. No caso da Terra, isso ocorre a 365 dias e 6 horas. Quanto mais perto o Planeta Terra estiver próximo ao Sol, menor será o tempo da Translação.
            A volta que um Planeta dá em torno do seu próprio eixo é chamada de Rotação e equivale a um dia. A Rotação da Terra, por exemplo, demora 24 horas.
            Em Fevereiro é o mês que nós voltamos à escola. Então, neste ano faça diferente e ganhe boas notas. Aqui lhe passo algumas dicas novamente:
                                                    (figura 2.2)
  • Reserve sempre um período do dia para as suas tarefas escolares
  • Verifique se todo seu material que se necessita estão em suas mãos, como: O lápis, os cadernos, os dicionários, os livros, a borracha, o compasso, para que você não se levante toda hora.
  • Antes de começar suas lições, determine as suas lições em que irá estudar primeiro, em segundo e assim por diante.
  • No final de cada atividade escolar terminada, levante- se e dê uma voltinha. Isso ajuda a descansar a sua mente e o corpo.(exemplo: beber água, almoçar, jantar, passear, etc...)
  • Concentre- se em uma tarefa de cada vez. Se você se organizar, haverá tempo para você resolver outras atividades livres como; brincar, etc...
                                                         (figura 2.5)
            Além de ser um alimento completo, o sangue possui vitaminas, açúcares e gorduras, o sangue também os agrada com o paladar de muitos animais, que só se servem deles. Ah! E de quebra, é encontrado a qualquer época, esteja frio ou calor. Entre os hematófagos (nome dos que alimentam apenas de sangue) existem mamíferos como; os morcegos e os invertebrados, como as sanguessugas. Contudo, a maioria deles faz parte da categoria dos artrópodes (os que têm patas articuladas)como os mosquitos e os carrapatos. E esses danados descobrem que um animal- ser humano, inclusive- é recheado de sangue por meio de sensores especiais em suas antenas. Além disso, a temperatura e o suor são indícios de que ali por perto tem um prato favorito pronto para ser sugado por esse danado animal.
          Vamos começar com a seguinte pergunta de dúvida: ¨É verdade que a raiva é uma doença fatal?¨, e a resposta é ¨SIM¨.
            A raiva é uma hidrofobia que precisa acabar.Há vários lugares onde pode se acontecer casos de raiva humana, ela pode ser:

  • Transmitido por cães!E a maioria das vítimas são meninos menores de 15 anos que vivem brincando pelas ruas ou em terrenos baldios e são mordidos por cães não vacinados! E quando essa pessoa for mordida por um cão ou qualquer outro animal que anda sorrateiramente sem a vacinação deve prontamente pedir a ajuda dos pais, e o primeiro conselho que eles vão dar é este:
  1. Lavar bem o ferimento com água e sabão.
  2. Procurar imediatamente um posto de saúde mais próximo e ver com o médico se precisa tomar vacina contra a raiva!Tudo isso deve ser feito logo depois da agressão causada!
  3. Se o animal for reconhecido deve permanecer preso, receber comida,água e ficar em observações durante dez dias para ver se não vai desenvolver os sintomas da doença!
  • E você que possui um animal de estimação deve lhe dar água, comida, banho, muito carinho e não deixar o animal largado por aí nas ruas pegando doenças de outros animais gerando filhotes que serão abandonados.
            Vamos então, agora falar sobre a raiva de uma outra maneira, incluindo a lenda dos vampiros, uma história bem legal para seus irmãos, filhos, netos, sobrinhos ou até mesmo para você leitor.
            Vamos começar falando sobre o morcego, um dia dois meninos estavam passeando pelas ruas pela noite, quando de repente avistaram um morcego pendurado de cabeça para baixo em um tronco de árvore. Então um menino disse:
____ Olha colega, um morcego, pega uma vara para nós atrairmos ele.
____ Não João, não podemos atraí- lo, vai que esse tal de morcego vira homem- morcego, igualzinho ao dos filmes.
____ Sabe Pedro que eu nem tinha pensado nisso.
____ Vamos embora João, pois quero ouvi a história da Vó Zica Maria.
         Chegando em casa, os dois falaram:
____ Bença vó.
____ Olá crianças.
____ Vó é verdade que existe morcego que vira homem- morcego.
____ Você quer dizer vampiro João?
____ É que nem nos filmes Vó Zica Maria.
        Comentou Pedro.
____ Isso é tudo lenda crianças!
____ Então, quer dizer que não existe vampiro? Por que morcego não vira vampiro que nem nos filmes?
____ Vamos dizer que o tal desses morcegos são vampiros.
        Então a neta mais nova da família estava morrendo de medo da história. Abraçando João. Continuando a Vó Zica foi contando a história:
____ Mas, que não é homem- vampiro, a grande maioria dos morcegos se alimenta de insetos e frutas, enquanto três deles se alimenta de...
        E ela foi colocando suspense...
____ Sangue de animais, o que é muito comum nos interiores. dos países, quando esses morcegos se alimentam de animais eles ficam fracos e transmite a raiva para os animais, então esses animais podem até morrer. Às vezes eles se alimentam até de sangue de gente! Se ele estiver com a raiva, pode até passar doenças paras as pessoas causando uma infecção fatal.
____ Então para quem mora no interior não é bom dormir de janela aberta né Vó.
         Disse Pedro.
____ Isso mesmo, Pedro e também não podem se aproximar de animais mesmo quando o coitado estiver ferido ou doente, e se um deles atacar lave com água e sabão e vai correndo ao posto de saúde!
____ É isso aí vó, que história mais batuta, como o pessoal do interior diz.
        Falou João. Depois a caçula perguntou com a esperança de ouvir mais uma história:
____ Que tal se a senhora contasse mais uma história para gente agora?
____ Acho que não está ficando tarde Maria.
____ Não tem problemas João, porque vocês não dormem aqui em casa mesmo.
E...
____ Então crianças gostaram da história de hoje? Estão confortáveis?
____ Sim!!! Mas não conseguimos dormir, e não é medo de vampiro não.
____ Credo!!!Como o João ronca alto.